domingo, 25 de setembro de 2011

O que é a Bíblia?


"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (II Tm 3:16).
LEITURA BÍBLICA: II Tm 3:10-17
1.1 - UM LIVRO DIFERENTE
"Uma porcentagem muito pequena de livros sobrevive além de um quarto de século, e uma porcentagem ainda menor dura um século, e uma porção quase insignificante dura mil anos. A Bíblia porém, tem sobrevivido um circunstâncias adversas. Em 303 A.D. o imperador Dioclécio decretou que todos os exemplares da Bíblia fossem queimados. A Bíblia é hoje encontrada em mais de duas mil línguas e ainda é o livro mais lido do mundo."
Deus se revela à humanidade mediante: 1) revelação geral ou natural como a) a criação (revelação externa), conforme Rm 1:20 - "Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;", ou Sl 19:1 que diz: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." b) Através da consciência (revelação interna): "porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embo
ra não tendo lei, para si mesmos são lei; pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os" (Rm 2:14-15). 2) Por intermédio da Sua Palavra: a) a Palavra Viva: Jesus Cristo - o Verbo se fez carne (Jo 1:1) e b) a Sua Palavra escrita: a Bíblia Sagrada (II Tm 3:16). A Palavra de Deus (Viva ou Escrita) é a forma única de revelação da salvação à humanidade.
Muitos dos profetas que escreveram o Velho Testamento afirmaram que as suas profecias vieram de Deus. Veja Jr 2:12, como exemplo. O apóstolo Paulo disse: "Toda a Escritura é divinamente inspirada..." A Bíblia Sagrada se apresenta como a Palavra de Deus para o homem. A Bíblia Sagrada como é um livro diferente, exige uma forma diferente de se estudar:
- O Espírito Santo que guiou os escritores da Bíblia, guia hoje os seus leitores (II Pe 1:21).
- Cristo ensinou a seus discípulos: "Quando vier aquele Espírito de Verdade, Ele vos guiará em toda a verdade" (Jo 16:13). O Espírito Santo veio no dia de Pentecostes para ficar com a Igreja, então, aproveitemos o ministério do Espírito Santo na orientação da verdade, para estudarmos a Bíblia.
- O apóstolo Paulo disse a mesma verdade: "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus" (I Co 2:12).

Afirmamos que a Bíblia é um livro diferente por causa da sua origem divina, que é uma declaração daqueles que o escreveram, segundo a experiência dos que vivem por ele. É diferente porque fala profundamente a alma humana, regenerando este homem tão carente, porém muitas vezes não receptivo à palavra de Deus. Alguém já disse: "A Bíblia é um livro que pode ser lido por nós porque outros sofreram para que o tivéssemos em nosso próprio idioma."
"Como se Deus houvesse querido mostrar aos homens a importância da palavra escrita, a Bíblia, o livro mais antigo do mundo, o primeiro livro que escreveram os homens, o livro por excelência, chegou as nossas mãos através de cerca de quatro mil anos. Quando o renascimento das ciências, depois dos séculos de barbarismo, alargou a esfera de ação de inteligência sobre o globo, a publicação da Bíblia foi o primeiro ensaio da imprensa; a leitura lançou as bases da educação popular que tem mudado a face das nações que a possuem" (Domingo Faustino Sarmiento, grande pensador argentino, 1811-1888).
Apenas uma porcentagem muito pequena de livros conseguem sobreviver 25 anos, uma parcela ainda menor dura um século, e um residual quase insignificante chega a mil anos. "A Bíblia, porém, tem sobrevivido em circunstâncias adversas. Em 303 A.D. o imperador Dioclécio decretou que todos os exemplares da Bíblia fossem queimados. A Bíblia é hoje encontrada em mais de mil línguas e ainda é o livro mais lido do mundo".
1.2 - DESTAQUES
a) O homem natural (sem o Espírito Santo), o apóstolo Paulo diz que "não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucuras; não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente" (I Coríntios 2:14). b) A transformação do homem natural em espiritual é pelo ato de fé em Jesus Cristo sob a orientação do Espírito Santo. c) Os mestres humanos da Bíblia também têm seus espaços nos ensinos das Escrituras. É necessário que a Igreja também disponha de mestres para o ensino escriturístico (Ef 4:11). O Velho Testamento adverte que profetas e sacerdotes podem tornar-se falsos (leia Ez 22:25); da mesma forma o Novo Testamento também confirma que na Igreja visível pode haver falsos mestres (II Pe 2:1). d) É necessário que cada pessoa tenha a sua experiência de conhecimento bíblico, examinando na Bíblia cada dia se as coisas realmente são assim (leia At 17:11). e) Ao indivíduo não pode ser negado o direito do estudo bíblico à parte de alguma autoridade religiosa. Negar este direito é ir de encontro aos versículos: Dt 6:6-25, Js 1:8, Sl 1:1-2, Sl 78:1-8, Sl 119:105, Mt 4:4, Jo 14:23-24, Cl 3:16, Cl 4:16, e II Tm 3:16-17. Algumas pessoas querem contrariar essa liberdade com a interpretação distorcida de II Pe 1:20.
A Bíblia é best-seller desde a invenção da imprensa por Gutenberg, em torno de 1440. É um milagre da comunicação universal. As Sociedades Bíblicas Unidas distribuíram no mundo em 1996, 19,3 milhões de exemplares da Bíblia. No Brasil católicos e evangélicos no ano de 1997, distribuíram 6,9 milhões de exemplares. Na China circula no mínimo 2,7 milhões de Bíblias entraram em circulação.
"A Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando como homem; é Deus falando a favor do homem; mas é sempre Deus falando!" (anônimo).

1.3 - CURIOSIDADES BÍBLICAS
A MENOR BÍBLIA
A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5cm de comprimento, 3cm de largura e 2cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma série de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
A MAIOR BÍBLIA
A maior Bíblia que se conhece, contém 8048 páginas, pesa 547 kg e tem 2,5m de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1m de comprimento, em cuja superfície estão gravados os textos.
VAMOS LER A BÍBLIA?
A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos ( 66 livros). Para sua leitura completa são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 para o Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
A BÍBLIA NO MUNDO
A Bíblia já atravessou 3 mil anos, sendo traduzida em 2167 línguas.
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti, sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.