História da Cidade de Jerusalém:
A primeira referência à cidade de Jerusalém é sem dúvida Gn.14.18.: “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo.”, onde Melquisedeque é citado como rei de Salém (isto é, Jerusalém). Melquisedeque (que significa “rei de justiça) era tanto “rei de Salém” (possivelmente a Jerusalém primitiva), como “sacerdote do Deus Altíssimo”. Ele servia ao único Deus verdadeiro, assim como Abrão. Melquisedeque era cananeu e, portanto, como Jó, é um exemplo de um não-israelita, servo de Deus. Melquisedeque é um tipo ou figura da realeza e sacerdócio eternos de Jesus Cristo (Sl.110.4; Hb.7.1,3). Na época dos israelitas cruzarem o Jordão para entrarem na terra prometida, a cidade chamava-se “da banda dos jebuseus” (Js.15.8) ou “Jebus” (1Cr.11.4). deixou de ser capturada durante a conquista de Canaã por Josué e permaneceu em mãos dos cananeus até o tempo em que Davi chegou ao reino. O exército de Davi tomou Jebus de assalto, e Davi fez dela a sua capital (2Sm.5.5-7; 1Cr.11.4-7). Jerusalém serviu de capital política de Israel durante o reino unido e, posteriormente, do reino do Sul, Judá. Salomão, sucessor de Davi, edificou o templo do Senhor em Jerusalém (1Rs.5-8; 2Cr.2-5), de modo que a cidade também tornou-se o centro religioso de adoração ao Deus do concerto.
Réplica do Templo de Jerusalém |
As muralhas de Jerusalém antiga |
O significado de Jerusalém para os israelitas:
A cidade de Jerusalém tinha um significado especial para o povo de Deus do Antigo Testamento.
Cidade de Jerusalém ao fundo |
2.Jerusalém era a cidade onde Deus revelava a sua palavra ao seu povo (Is.2.3); era, portanto, “do vale da Visão” (Is.22.1). Era, também, o lugar onde Deus reinava sobre seu povo Israel (Sl.99.1,2). Logo, quando os israelitas oravam, eram ordenados a orar “para a banda desta cidade” (1Rs.8.44; Dn.6.10). As montanhas que cercavam Jerusalém simbolizavam o Senhor rodeando o seu povo com eterna proteção (Sl.125.1,2). Em essência, portanto, Jerusalém era um símbolo de tudo quanto Deus queria para o seu povo. Sempre que o povo de Deus se congregava em Jerusalém, todos deviam lembrar-se do poder soberano de Deus, da sua santidade, da sua fidelidade ao seu povo e do seu compromisso eterno de ser o seu Deus.
Muro das Lamentações |
3.Quando o povo de Deus destruiu seu relacionamento com Ele por causa da sua idolatria e de não querer obedecer aos seus mandamentos, o Senhor permitiu que os babilônios destruíssem Jerusalém, juntamente com o templo. Quando Deus permitiu a destruição desse antigo símbolo da sua presença constante entre os seus, estava dando a entender que Ele pessoalmente estava se retirando do seu povo. Note que a promessa de Deus, de um “concerto eterno” com seu povo, sempre dependia da condição prévia da obediência deles, à sua vontade revelada. Dessa maneira, Deus estava advertindo o seu povo, daqueles tempos e de agora, que todos devem permanecer fiéis a Ele e obedientes à sua lei, se quiserem continuar a desfrutar de sua bênçãos e promessas.
O significado de Jerusalém para a Igreja Cristã:
A cidade de Jerusalém também era importante para a igreja cristã.
1.Jerusalém foi o lugar onde nasceu o cristianismo. Ali Jesus foi crucificado e ressuscitou dentre os mortos. Foi também em Jerusalém que o Cristo glorificado derramou o Espírito Santo sobre os seus discípulos no Pentecostes (At.2). A partir daquela cidade, a mensagem do evangelho de Jesus Cristo espalhou-se “até os confins da terra” (At.1.8; At.24.47). A igreja de Jerusalém foi a igreja-mãe de todas as igrejas, e a igreja a qual pertenciam os apóstolos (At.1.12-26; 8.1). Ao surgir uma controvérsia se os gentios crentes em Jesus tinham de ser circuncidados, foi Jerusalém a cidade onde reuniu-se o primeiro concílio eclesiástico de importância para resolver o assunto (At.15.1-31; Gl.2.1-10).
Jerusalém vista aérea |
Jerusalém celestial |
3.A cidade de Jerusalém terrestre ainda tem um papel futuro a desempenhar no reino milenar de Deus? Isaías em 65.17 do seu livro fala de “céus novos e nova terra”, e em seguida apresenta um “Mas” enfático sobre a grandeza da Jerusalém terrena, no versículo 18. O restante do capítulo 65 trata das condições mileniais. Muitos crêem que quando Cristo voltar para estabelecer o seu reino milenial (Ap.20.1-6), Ele porá o seu trono na cidade de Jerusalém. Depois do julgamento do grande trono branco (Ap.20.11-15), a Jerusalém celestial descerá a nova terra como a sede do reino eterno de Deus (Ap.21.2).
A Cidade de Jerusalém - Ierushaláim
por Coop. Anderson V. Gazzi
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