quarta-feira, 27 de junho de 2012

Argentina: Bispo da igreja católica é fragado com uma mulher na praia


O bispo Fernando Bargalló, fotografado com uma "amiga" em um luxuoso resort mexicano há alguns dias, renunciou à diocese de Merlo-Moreno, na Argentina, informou nesta segunda-feira uma fonte eclesiástica.
"Estamos em condições de confirmar a renúncia de monsenhor Bargalló. Fez uma reunião com os sacerdotes da diocese e renunciou", disse a fonte, que pediu para não ser identificada.
Monsenhor Bargalló, 57 anos, que preside a Cáritas na América Latina, organismo de ajuda aos mais pobres, foi flagrado na praia do resort mexicano com a "amiga", ambos em traje de banho, em cenas de certa intimidade.
A fonte destacou nesta segunda-feira que "monsenhor Bargalló nunca manejou dinheiro da Cáritas, o que era feito por administradores leigos" da organização.
"Não sabemos se a relação (entre o bispo e a mulher) prossegue", disse a fonte.
Apenas o fato de o bispo se hospedar em um hotel cinco estrelas quando promove uma campanha de doações para caridade foi suficiente para abalar a Igreja argentina.
Bargalló, à frente da diocese de Merlo-Moreno desde 1997, era cotado para substituir Jorge Bergoglio como arcebispo de Buenos Aires.
"As fotos publicadas são de um encontro ocasional no México, há dois anos, com uma amiga de infância (...) e com outras pessoas que não aparecem (nas fotografias) e com as quais sempre tive fortes vínculos".
A imprensa argentina identificou a "amiga" de Bargalló como Mariví Martínez Bo, 56 anos, uma empresária gastronômica divorciada.
Os católicos da América Latina têm sido expostos a diversos casos de bispos forçados a admitir sua paternidade diante da Justiça, a exemplo do ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo, o que abriu uma discussão sobre a validade do celibato, mas o compromisso com os pobres sempre esteve fora do debate.
O bispo de Avellaneda, monsenhor Jerónimo Podestá, foi afastado desta diocese na periferia de Buenos Aires por manter uma relação sentimental com sua secretária, que acabou assumindo publicamente, mas sem renunciar ao hábito e deflagrando o chamado Movimento dos Padres Casados.
Outros sacerdotes argentinos confessaram relações sentimentais com suas fiéis, como o ex-padre Herenar Sackman, que abandonou o hábito em 1989 e se casou com uma voluntária da Cáritas, ou Víctor Casas, que renunciou para ficar com uma jovem do coro da sua igreja.

Fonte: AFP E Notícias Cristãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.