Yerzhan Ushanov, líder da Igreja Protestante Nova Vida, em Taraz, foi considerado culpado em 05 de setembro de 2011 por "causar graves danos à saúde por negligência". Ele foi condenado a pagar uma multa equivalente a 1.365 dólares americanos, uma soma enorme, para os padrões sociais do Cazaquistão.
O pastor recorreu da sentença e, em 24 de abril, o Supremo Tribunal o absolveu, alegando “a ausência de provas contra ele”.
O processo contra o Pastor Ushanov, havia sido iniciado pelo Comitê de Segurança Nacional (KNB, ou a polícia secreta. Um oficial do KNB disse ter recebido uma denúncia da esposa de Aleksandr Kireev, o homem por quem o líder da igreja havia orado.
Na primeira audiência na justiça, alegou-se que o pastor tinha usado "métodos de influência psico-terapêutico e médico-psicológico, nas pessoas, com objetivos não-médicos, que poderiam causar danos à saúde psicológica dos indivíduos que foram atendidos por ele".
A acusação alegou que o Sr. Kireev tinha sofrido dores de cabeça e lapsos de memória, tornou-se "inseguro de si mesmo", e tinha perdido oito quilos de peso.
Os psiquiatras que haviam sido contratados pela KNB para examinar o Sr. Kireev, diagnosticaram que ele sofria de transtorno obsessivo-compulsivo, e afirmaram que isso era resultado direto da frequência dele na igreja do Pastor Ushanov.
O pastor negou categoricamente as acusações e disse que o senhor Kireev “não sofreu nenhum dano” através de suas orações. Ele disse que a KNB vinha monitorando minunciosamente, ele e sua igreja, pelo menos desde 2009.
O caso do Pastor Ushanov é semelhante ao de outro líder cristão da mesma região. Vissa Kim, pastor da Igreja Protestante Amor, Graça e Luz, foi multado em abril de 2010 por, supostamente, prejudicar a saúde de uma mulher, orando por ela. O Supremo Tribunal Federal, posteriormente, revogou a acusação e cancelou a multa.
Acesse nosso catálogo de produtos e saiba como doar através de nossas campanhas: http://catalogo.portasabertas.org.br/catalogo/doacoes.asp
Fonte: Portas Abertas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.