segunda-feira, 19 de setembro de 2011

História sobre o povo judeu (Heróis Invísiveis), a Bandeira e Costumes Judaicos


Para muitas pessoas, a idéia da resistência do povo judeu durante o Holocausto é limitado ao heroísmo da insurreição de Warsaw Ghetto e de alguns fatos isolados durante toda a Segunda Guerra Mundial. Ao contrário do ponto de vista de muitas pessoas que acreditam que os judeus os quais foram vítimas do terror de Hitler na Europa eram passivos, o filme "Heróis Invisíveis" destaca histórias de extraordinárias pessoas desconhecidas que exemplificaram o mais alto nível de coragem e dignidade humana durante os dias mais desesperadores do Holocausto. Filmes e fotos raras foram encontradas em arquivos por toda Europa. Este documentário foi filmado no local onde a maioria destes fatos realmente aconteceram, narrando estes incidentes de heroísmo e resistência. "Heróis Invisíveis" é um estimulante e exclusivo filme que vai acrescentar um novo capítulo na história sobre a resistência dos judeus durante o período mais sombrio da história de seu povo.




A Bandeira de Israel
História do design: A bandeira do Estado de Israel inclui duas faixas azuis sobre um fundo branco com o escudo (Estrela) de Davi (em hebraico: Maguen Davi) no centro. Este design foi apresentado pela primeira vez em Rishon LeZion, em 1885, e também foi usado no Primeiro Congresso Sionista, em 1897 (Enciclopédia Judaica, 1971).

Foi inspirada na talit (xale de orações com listas azuis, usado pelos judeus durante as orações) como um símbolo. A Estrela de Davi é o símbolo comum do Povo de Israel desde os tempos bíblicos. A bandeira foi adotada oficialmente em 28 de Outubro de 1948 (Tishre 25, 5709) pelo palestrante do Conselho de Estado Provisório.

Especificações da Bandeira Padrão: Dimensões: 220 cm x 160 cm, em fundo branco. Duas faixas azuis horizontais de 25 cm de largura cada, estampadas a 15 cm das bordas. O Escudo de Davi, composto de dois triângulos equilaterais intercruzados, fica localizado no centro da bandeira. Ele tem 69 cm de cima a baixo, tendo cada lado 60 cm de comprimento. A cor das faixas e da estrela pode variar de azul a azul-escuro.




Costumes judaicos

Os “Costumes judaicos” na realidade são os mandamentos que o Eterno deu ao seu Povo para que eles possam viver de uma forma mais plena a comunhão que Ele deseja ter com aqueles que optam pela obediência. Desta “obediência” nasceu o “Judaísmo” que para muitos tornou-se uma “religião” e não um “estilo devida” no sentido de que todo o homem que deseja obedecer ao Eterno deva seguir.


Judaísmo(em hebraico תודהי, transl. Yahadút) é o nome dado à religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteístas (as outras duas são o cristianismo e o islamismo).


Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em IHVH (às vezes chamado Adonai ("Meu Senhor"), ou ainda HaShem ("O Nome")) como criador e D-us e a eleição de Israel como povo escolhido para receber a revelação da Torah que seriam os mandamentos deste D-us. Dentro da visão judaica do mundo, D-us é um criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence a uma linhagem com um pacto eterno com este D-us.


Há diversas tradições e doutrinas dentro do judaísmo, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e os eventos históricos sobre a comunidade judaica, os quais são seguidos em maior ou em menor grau pelas diversas ramificações judaicas conforme sua interpretação do judaísmo. Entre as mais conhecidas encontra-se o uso de objetos religiosos como o quipá, costumes alimentares e culturais como cashrut, brit milá e peiot ou o uso do hebraico como língua litúrgica.


Ao contrário do que possa parecer, um judeu não precisa seguir necessariamente o judaísmo ainda que o judaísmo só possa ser necessariamente praticado por judeus. O judaísmo é praticado por cerca de treze milhões de pessoas em todo o mundo (2007). Da mesma forma, o judaísmo não é uma religião de conversão, efetivamente respeita a pluralidade religiosa desde que tal não venha a ferir os mandamentos do judaísmo. Alguns ramos do judaísmo defendem que no período messiânico todos os povos reconhecerão IHVH como único D-us e submeter-se-ão à Torah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.