sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Eu mesmo não venha...a ficar reprovado


Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. 
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1 Coríntios 9:24-27)
Há um ditado popular: “O importante é competir e não ganhar”, não se aplica ao Reino de Deus. No Reino de Deus “reprovado”, significa “condenado à morte eterna”. E nós não queremos correr para alcançarmos a condenação.
O "prêmio", a coroa "incorruptível", refere-se á vitória de obtermos a salvação eterna, o alvo precioso da vida cristã.Esse alvo somente podemos atingir, abrindo mão dalgumas dos nossos direitos, por amor ao próximo, e renunciando as coisas que nos eliminariam para a corrida espiritual (1Cor 10:5-22)
"Ficar reprovado", Paulo não se refere meramente á perda de um galardão ministerial. O que ele reconhece é a possibilidade de deixar de obter o prêmio(a herança)da salvação final, se ele deixar de viver uma vida santa, de exercer o autodomínio e de suportar sofrimentos por amor de Cristo.


Eu mesmo não venha...a ficar reprovado
O apóstolo Paulo nos ensina que existe um perigo que paira sobre todo pregador do Evangelho, que pode levá-lo a ser reprovado pela mesma palavra que abençoa. A reverência e o temor ao Senhor Jesus, impedem que os nossos sentimentos mais íntimos de orgulho e vaidade possam extrapolar o limite da normalidade, fazendo-nos acreditar que o sucesso de nossa pregação depende dos nossos próprios talentos e capacidade de expor. Esquecemos que o Espírito Santo é quem nos dá a capacidade de falar e de interpretar a palavra de Deus no momento oportuno. Por isso, Paulo nos diz que ele subjuga o seu corpo, de forma que a sua pregação seja realizada pelo poder e a unção do Pai para todas as pessoas. Por mais capazes que sejamos, mesmo que sejamos grandes comunicadores, não há possibilidade de sermos considerados vasos de honra na casa do Senhor, se não formos servos fiéis e obreiros que manejam bem a palavra da verdade. Quando somos verdadeiros servos do Senhor, a palavra que pregamos é a d’Ele e não a nossa, o Evangelho que testemunhamos é o de Jesus e não o nosso. A servidão nos faz colocar Jesus nos lugar correto de nossa vida, não permitindo que a nossa vontade e as verdades que acreditamos possam ser maiores do que a d’Ele, por mais crentes que sejamos. 
O servo não permite que a sua vontade se sobreponha à do seu Senhor, pois se assim o fizer, ele será pego realizando a sua vontade e não a do Senhor da sua vida. Esta subjugação e a servidão que o apóstolo Paulo relata, permitem um coração manso e paciente à vontade de Deus. Constrói um caráter santo e uma vontade sob a autoridade do Espírito Santo. Esta é a condição de todo pregador: humilhado diante dos homens, para ser exaltado diante de Deus. Tendo entregado seu corpo para a missão que o Senhor deu, não há mais porque preservar a velha natureza, agora tudo se fez novo e não somos mais de nós mesmos, pois o Senhor Jesus nos comprou pelo preço de seu sangue que foi derramado na cruz do calvário. Assim, precisamos fazer morrer as velhas paixões e inibir a nossa vontade, pois só desta forma não seremos reprovados pela pregação que levamos aos outros.



"Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." 
Provérbios 25:28

"Não é livre o homem que não se governa a si mesmo; a liberdade existe na proporção do autodomínio equilibrado." John Webster
"O maior e mais prejudicial auto-engano é achar que chegamos ao topo em cada degrau que subimos..." Daniela Raffo
A palavra REPROVADO significa Rejeitado, não aceito por incapacidade ou falta de preparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.