quarta-feira, 27 de junho de 2012

Caso Brenda: Homem detido não é o sequestrador da menina



O delegado José Gonzaga Marques, titular do 6º Distrito Policial, no Cambuci, disse na tarde desta quarta-feira (27) que o homem detido durante a manhã pela Polícia Militar não é o sequestrador da menina Brenda Gabriela, de 4 anos. Marques afirmou que o detido foi submetido a reconhecimento de testemunhas e à perícia, que constataram que ele não é a pessoa procurada pelo crime.
A polícia atribui o fato de ele ter informado, ao ser preso, que era o sequestrador a algum problema mental apresentado pelo homem. "Embora tenha semelhança física, embora guarde alguns traços da pessoa, não é a mesma que estamos procurando", diz José Gonzaga Marques. "Ele não foi reconhecido [pelas testemunhas]. Ele apresenta certo grau de confusão mental. Então, se falar que foi ele que pegou a menina, ele diz que foi."


O responsável pelo sequestro ainda é procurado pelos policiais. A menina ficou duas semanas desaparecida em São Paulo. A criança estava com a mãe e os irmãos em um culto religioso na Avenida do Estado quando sumiu. Nesta segunda-feira (25), um vizinho da família viu a menina na rua com um homem e chamou a polícia. O suspeito conseguiu fugir, mas foi reconhecido por imagens de câmeras de segurança.
O delegado falou sobre a detenção do homem nesta quarta-feira. "Temos que ter a serenidade e a tranquilidade para não cometer erros policiais e não cometer injustiças, principalmente", disse. O carroceiro inocente vai passar por exame de corpo de delito e em seguida será liberado.
Ainda segundo o delegado, há a suspeita de que o sequestrador frequente a igreja responsável pelo evento em que Brenda desapareceu. "Encontramos na casa dele material relacionado à Igreja Deus É Amor. [...] Deve ser um dos fiéis." Ele afirmou que o homem ainda procurado morava de aluguel em Ferraz de Vasconcelos e estava em dia com os pagamentos. O delegado diz que há 20 dias ele não aparece no bairro, onde era conhecido como uma pessoa tranquila.
Policiais recolheram ainda um saco de lixo com mechas de cabelo na casa do suspeito. O material vai ser encaminhado para perícia para confirmar se é de Brenda, que quando foi encontrada estava com o cabelo cortado.


Prisão desta manhã
Policiais militares que faziam um patrulhamento de rotina abordaram o homem em frente a um mercado na Avenida José Maria Whitaker, na Zona Sul de São Paulo. Ele disse aos policiais que era morador de rua e não tinha documentos. “Ele estava sentado em um ponto de ônibus, nós abordamos o indivíduo, achamos muito parecidos com a foto. Questionamos o que ele fazia, ele não nos deu informação. Indagamos novamente e ele confessou, disse que era carroceiro e tinha pego a menina”, contou a soldado da PM Patrícia dos Santos nesta manhã.
Segundo a policial, o homem contou que havia sequestrado a menina para pedir dinheiro na rua. “Foi questionado se ele chegou a mexer com a menina de outra maneira, mas ele não falou mais nada”, afirmou a soldado. De acordo com ela, o homem dava respostas confusas ao ser questionado e evitava mostrar o rosto e encarar os policiais.


Testemunhas
Pessoas que trabalham na Rua Vergueiro, na região da Liberdade, contaram ter visto a menina e um carroceiro desde a semana passada. Um garçom que serviu café para os dois na manhã de segunda-feira (25) chegou a pensar que a garota era filha do suspeito.
“Não deu para desconfiar. Ela estava normal, não chorou. Nem parecia judiada”, disse Jeson Dantas dos Santos, de 26 anos. Santos contou que viu o carroceiro e a menina pela primeira vez na quinta-feira da semana passada. O homem amarrou sua carroça a uma árvore na Praça Rodrigues de Abreu, bem em frente do bar onde o jovem trabalha. A menina ficava dentro da carroça, e o homem só deixava o local para tomar café. Nos dias posteriores, ele não notou nenhuma reação da garota que levantasse suspeita de um sequestro.
Quando os dois foram até o bar, na segunda, Santos disse que tentou brincar com a menina. “Ela ficou quieta. Pensei que ela era envergonhada.” Estranhando a aparência tanto do carroceiro quanto da menina, ele questionou sobre a origem do cliente. “Ele me disse que tinha sido despejado. Perguntei também onde estava a mãe da criança e ele contou que ela trabalhava com outra carroça e levava os outros dois filhos dele.”
Taxistas e vendedores que trabalham na região disseram ao G1 que a praça onde Brenda ficou na semana passada é comumente frequentada por moradores de rua e carroceiros. Segundo o SPTV, um taxista chegou a parar uma equipe da Polícia Militar, pois achou estranho ver a menina dentro da carroça. Segundo ele, o policial foi até o homem, chegou a brincar com a menina, mas depois foi embora. Outras testemunhas disseram que não viram o homem utilizando a menina para pedir esmolas.
Exames
Após ser encontrada, Brenda passou por exames médicos que vão atestar se ela sofreu maus-tratos enquanto esteve longe da família. Os resultados devem ficar prontos em duas semanas. A mãe da menina, Geiza Mari Silva, disse que a filha reclamou ter sido agredida. Segundo a mulher, a menina estava com uma marca na perna quando foi encontrada.
O homem suspeito de sequestrar a menina foi reconhecido em imagens pela própria Brenda, pelo repositor Alex Ramos de Carvalho, que localizou a criança, e por mais cinco testemunhas. De acordo com a polícia, o suspeito não tem antecedentes criminais. Há alguns dias ele havia visto dormindo em uma praça próxima à Rua Vergueiro. Seu nome e mais dados já estavam em poder dos policiais desde esta terça-feira (26).
Com a ajuda de uma testemunha, a polícia encontrou a carroça que seria desse homem. Nela havia brinquedos e roupas de crianças. A polícia encontrou também uma nota fiscal de empréstimo, no valor de R$ 100, e uma ordem de pagamento de um trabalho na construção civil com dados como nome, número da conta bancária e CPF do homem.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.