segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O peso da Verdade


Como é difícil falar a verdade! Não menos difícil é ouvi-la e aceita-la como expressão da vontade de Deus. Que desafio nos foi dado enquanto filhos do Senhor! O desafio de sermos propagadores da verdade. 
Jesus Cristo disse de si mesmo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).  Dando sentido mais amplo a essas palavras, o Senhor também  afirmou:  “conhecereis a
verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). 
A verdade de Deus é espada  cortante,  mas produz vida; é  dura, mas gera quebrantamento e arrependimento; é considerada uma ilusão, mas deve ser um projeto de vida a  ser seguido por nós; é reputada como sendo antiquada, mas tem como atributo a durabilidade eterna. 
Como é difícil falar  a verdade! Como é  duro dizermos não,  quando se espera um sim; e sim, quando se espera um não. Como é doloroso romper um namoro de muitos anos, em nome da  verdade de que não há mais amor e confiança. E como a falta dessa  verdade, dita no tempo  oportuno, pode  se 
transformar em um casamento cheio de frustrações. 
Como é difícil falar a verdade! Como é difícil  confessar um pecado ao outro, pelo medo da rejeição; e como é difícil exercitarmos a sinceridade, e dizermos  o quanto  amamos aqueles  que, muitas  vezes, nos odeiam. Como é difícil! 
Vivemos um tempo de superficialidade, onde os verdadeiros amigos são aqueles que nos deixam a vida como queremos; os verdadeiros pastores são os que levantam a nossa auto-estima e não apontam  as nossas iniquidades;  os bons pais são os que não se metem nas nossas paradas. A verdade vem sendo
fragmentada em nome do “respeito às diferenças”, da “liberdade de expressão”, do respeito às “fases rebeldes da adolescência”, das “teologias contemporâneas”. Como é difícil falar a verdade! 
Como é difícil perdemos amigos, empregos, posições sociais e políticas, por dizermos e vivermos a verdade. Atônito em razão do peso da verdade sobre os seus ouvintes, Paulo chegou a questiona-los: “Fiz-me, acaso,  vosso inimigo, por vos dizer a verdade?” (Gálatas 4:16). 
Como  filhos da Verdade, não abramos  mão de vive-la até os últimos limites. Afinal, o Deus da Verdade sempre se  comprometerá com  os seus efeitos. É difícil, mas é possível! 

Pr. Sérgio Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.