segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Basílica do Santo Sepulcro reúne seis denominações cristãs no mesmo local


Localizada em Jerusalém o templo é controlado por muçulmanos que queriam provar o domínio do Islã em relação ao cristianismo
A Basílica do Santo Sepulcro, igreja construída no local onde Jesus Cristo foi crucificado, em Jerusalém, é um exemplo de harmonia religiosa, mas em sua história há casos de desentendimentos, pois as chaves do templo estão nas mãos de uma família muçulmana e o espaço é dividido por seis denominações cristãs.
Monges armênio-ortodoxos, monges católicos, monges ortodoxos gregos e outros grupos tentam dividir o mesmo espaço, mas dificilmente eles entram em acordo quando o assunto são questões práticas do dia a dia como a limpeza da igreja. Fora isso, as procissões que acontecem diariamente provocam uma verdadeira competição para os ouvidos de Deus.
“É certamente difícil, para quem não está acostumado. Nós, que vivemos dentro, na verdade mal ouvimos. Este é o único templo cristão do mundo onde Igrejas orientais e ocidentais cultuam o mesmo Deus, sob o mesmo teto, ao mesmo tempo”, comenta o padre franciscano Fergus Clarke.
Em relação às chaves estarem com uma família muçulmana o padre explica dizendo que essa foi a forma encontrada por líderes do islamismo para provar a superioridade deles em relação ao cristianismo. “Eles fecharam todas as portas, menos uma, e assim podiam controlar a única entrada à igreja mais importante da Cristandade.”
Apesar de estarem acostumados em dividir o espaço, não é raro sair discussões, como aconteceu há três anos durante uma procissão de Páscoa quando monges ortodoxos gregos e armênios se enfrentaram aos socos. Na época, dois religiosos foram presos e dois hospitalizados.
A Basílica do Santo Sepulcro é visita por peregrinos do mundo todo que se emocionam ao passar por onde Jesus esteve sepultado. A emoção da viagem acaba fazendo com que a divergência entre os religiosos não seja percebida, mas ela existe. “Imagine se você colocar seis famílias numa mesma cozinha. Será preciso estabelecer diretrizes e limites. E se todos têm uma festa de aniversário no mesmo dia, ao mesmo tempo, naturalmente haverá divergência de opiniões”, exemplifica o padre.

Com informações DW World e Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.