terça-feira, 8 de novembro de 2011

Muçulmanos realizam último ritual de peregrinação à Meca do ano

Fiéis atiram pedras contra símbolos de Satã no último dia do Hajj, a maior peregrinação do ano
hajj-meca


Quase 3 milhões de fiéis realizaram nesta terça-feira (8) o último ritual da peregrinação à Meca do ano e se preparavam para deixar esse santuário, o principal do Islã.
Aos gritos de "Alah Akbar" (Deus é grande, em árabe), os fiéis encerravam o rito da lapidação de Satã, iniciado em Mina, perto de Meca, no domingo (6), dia do Aid al Adha (a festa do Sacrifício).
Os fiéis avançavam em massa no local da lapidação, lançando pedras contra as três colunas que simbolizam Satã, uma perigosa ação que no passado causou confusões gigantescas e centenas de mortos.
Atualmente, uma melhora das instalações favorece a fluidez dos peregrinos.
Em janeiro de 2006, 364 peregrinos morreram pisoteados durante uma confusão, e outros 251 dois anos antes. Em julho de 1990, morreram 1.426 peregrinos, a maioria sufocada durante uma confusão em um túnel.
Depois da lapidação de Satã, os fiéis dão voltas ao redor da Kaaba, no centro da Grande Mesquita de Meca, antes de efetuar o percurso entre Safa e Marwa, seguindo os passos de Hajar, mulher do profeta Abraão que, segundo a tradição, correu entre os dois lugares em busca de água para seu filho Ismael, até que a fonte de Zamzam brotou a seus pés.
O Hajj é a maior peregrinação anual do mundo e um dos cinco pilares do Islã que todo muçulmano deve realizar ao menos uma vez em sua vida caso tenha condições.
No total, cerca de 3 milhões de fiéis participam este ano da peregrinação, dos quais cerca de 2 milhões chegaram do exterior. Os demais são sauditas ou residentes estrangeiros do reino, segundo o escritório saudita de estatísticas.

Copyright AFP - Todos os direitos reservados




Muçulmanos do mundo todo começaram nesta sexta-feira (4) a peregrinação rumo à cidade de Meca, na Arábia Saudita. Esta data, também chamada de Hajj, é um d...

Segundo o livro sagrado do islamismo, o Alcorão, todo muçulmano deve fazer a peregrinação ao menos uma vez na vida


Neste ano, o Hajj acontece entre 4 e 11 de novembro na Grande Mesquita  de Haram e nos arredores de Meca, onde milhões de muçulmanos vão se reunir para rez...

Meca é considerada a cidade mais sagrada para a religião islâmica, e seus adeptos costumam rezar (em qualquer lugar do mundo) sempre virados para ela. Anua...

Na foto, mulheres muçulmanas se preparam para orar para Alá





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.