quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Janela 10/40 - Alcançando o centro do Mundo

















É no centro do nosso mundo que vive um expressivo número de povos não   alcançados, num espaço comparado a uma janela retangular, identificado como "JANELA 10/40". Antes era conhecido como: "Cinturão de Resistência". Essa janela se estende desde o oeste da África até o leste da Ásia, sendo 10 a 40 graus ao norte do Equador. Essa região específica, começa a ser conhecida como: "JANELA 10/40". É um  ajuntamento do mundo muçulmano, hindu e budista, onde vivem bilhões de almas empobrecidas no seu espírito. Ao nos aproximarmos do final deste milênio, é imperativo que nossos recursos estejam focalizados sobre os povos que habitam a "JANELA 10/40".   Se nós estamos seriamente comprometidos em prover uma oportunidade efetiva  para que cada pessoa tenha uma experiência com a verdade do Salvador Jesus 
Cristo, não podemos ignorar as constrangedoras realidades desta região. 


A "JANELA 10/40" nos confronta com importantes considerações:   
O significado histórico e bíblico.     
Os países menos evangelizados.     
O domínio de 3 blocos religiosos.     
A predominância da pobreza.     
O grupos etno-lingüísticos não alcançados.      
As cidades (megalópolis) menos evangelizadas.      
As fortalezas de Satanás estão concentradas na "JANELA 10/40".


1. A primeira e fundamental razão porque os cristãos devem focalizar a   "JANELA 10/40" é por causa do significado bíblico e histórico dessa área.    Realmente, a Bíblia começa com a explicação que Adão e Eva foram colocados  por Deus no "coração" do que agora é a "JANELA 10/40". O plano de Deus  expresso em Gênesis 1.26, é que os seres humanos teriam domínio sobre a terra e deveriam preenchê-la. E quando Adão e Eva pecaram perante Deus perderam seu domínio sobre a terra.
O comportamento pecaminoso do homem cresceu e Deus julgou a terra com o dilúvio. Depois os homens  inutilmente vieram a estabelecer seu novo intento para dominar,  construindo a Torre de Babel. Essa obra ocorreu no "coração da "JANELA 10/40", e foi feita como uma provocação contra Deus. Novamente, Deus  estendeu Sua mão como julgamento. O resultado foi a introdução de  diferentes línguas, feitas como uma divisão de povos da terra, e assim a formação de nações.   Na "JANELA 10/40 "Há um mundo que está voltado contra Deus; Ele vendo  isso escolheu um Homem para alcançar o mundo". Podemos observar que mais   uma vez a história antiga faz menção do mesmo território que é marcado pela "JANELA 10/40", vindo do berço da civilização da Mesopotâmia, cruzando a parte fértil do Egito. Os impérios se levantaram e caíram, isso  pelo fato do povo de Israel ter vacilado em sua relação de obediência ao governo de Deus.  Foi por isso que Cristo nasceu, viveu uma vida perfeita, morreu sacrificialmente na cruz e se ergueu triunfalmente sobre a morte. A Igreja primitiva anunciou isto; mas foi somente após as viagens missionárias de Paulo, que a proclamação ocorreu mais além da "JANELA 10/40".     


2. A segunda razão porque devemos focalizar a "JANELA 10/40", é porque ali  vive o maior número de países não-alcançados. Esses "não-evangelizados" são países que têm o mínimo conhecimento do Evangelho e também não tem tido oportunidade para conhecê-lo.  Isto consiste somente em 1/3 da área total da terra, mas, perto de 2/3 da  população do mundo, reside ali na "JANELA 10/40".Com um total aproximado de 3 bilhões de pessoas, a "JANELA 10/40" inclui 62 países, estados soberanos e não soberanos. Esses países com a maioria de suas terras, se encontram dentro das fronteiras da "JANELA 10/40".


Dos 50 países menos evangelizados do mundo, 37 estão dentro da "JANELA 10/40". Estes 37 países compreendem 97 % do total da população dos 50 países menos evangelizados. Tudo isso nos leva, sem dúvida, a ver que a  "JANELA 10/40" é um lugar que centraliza os menos evangelizados. Se tomamos com seriedade o chamado de pregar o Evangelho a toda criatura e fazermos discípulos de todos os povos, e sermos testemunhas de Jesus até o último da terra, precisamos reconhecer a prioridade de concentrarmos  nossos esforços na "JANELA 10/40". Em nenhum lugar é tão "gritante" a necessidade da verdadeira salvação, que está somente em Jesus Cristo.  


3. A terceira razão por que focalizamos a "JANELA 10/40", é a presença das  três religiões de grande domínio no mundo. A maioria dos adeptos do    Islamismo, Hinduísmo e Budismo, vive na "JANELA 10/40". 


4. A quarta razão para o enfoque da "JANELA 10/40" consiste, também, na enorme quantidade de pobres que ali vivem. São os "pobres dos pobres", oito de cada dez, com orçamento inferior a 500 dólares por ano, por  pessoa. Ainda que 2,4 bilhões de pessoas nestas condições vivam na "JANELA 10/40", somente 8 % dos missionários trabalham entre eles. Bryant Myers, em seu artigo diz: "Onde estão os perdidos e os pobres?" Responde: "os pobres são os perdidos e os perdidos os pobres". Ele chegou a esta conclusão após demonstrar que a maioria dos não-alcançados vive nos países mais pobres do mundo. Quando os cristãos de 170 países se encontraram em Lausanne II  (Manila-1989), houve um grande interesse pelos materialmente pobres. Na segunda sessão de Manila, o interesse foi lembrado com a seguinte declaração: "Nós temos sido novamente confrontados com a ênfase de Lucas,  que o Evangelho é as boas novas para o pobre (Lc 4.18; 6.20; 7.22) e temos que perguntar a nós mesmos se isto não significa que a maioria da população do mundo não está destituída, sofrendo, e oprimida. Nós temos sido lembrados que na lei, nos profetas, nos livros de sabedoria e nos ensinamentos e ministério de Jesus, Deus sempre interessou-se pelos pobres materialmente e nós, como conseqüência devemos defendê-los e cuidar deles". Cristão comprometidos não podem ignorar a realidade de que há um paralelo marcante entre os países pobres do mundo e os não evangelizados.   


5. A quinta razão pela qual devemos fixar a nossa atenção na "JANELA  10/40" é porque nela se encontra o maior grupo "espiritualmente quebrado"    de megapovos etnolingüísticos (mais de 1 milhão).  De fato, mais de 90% dos indivíduos desses grupos populacionais vivem na  "JANELA 10/40".


6. A sexta razão pela qual devemos focalizar a "JANELA 10/40" é porque   nela estão as maiores megalópoles não alcançadas do mundo. E isto que dizer que em cada uma delas há uma população de mais de 1 milhão de pessoas.   Em uma lista das primeiras 50 maiores cidades do mundo, todas estão na "JANELA 10/40"! De fato, só estes dados nos levam a ver as prioridades de  investir recursos para levar o amor e a verdade de Cristo a essas cidades gigantes.  


7. A sétima razão para focalizarmos a "JANELA 10/40" é que nela se inclui      as fortalezas de Satanás. Bilhões de pessoas que vivem na "JANELA 10/40",  não só estão debaixo de enfermidades, pobreza, calamidades, mas também têm  sido impossibilitadas de conhecer o poder transformador do Evangelho. Elas são um exemplo claro do que lemos em 2 Co 4.4. Nós não estamos vendo esta situação de uma maneira fatalista, temos fé que  isso pode ser revertido. Mais para frente, neste mesmo texto, o apóstolo Paulo declara: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para  destruir fortalezas anulando sofismas"( 2 Co 10.4). Ainda que Satanás estabeleça um território de fortaleza na "JANELA 10/40",  nós não podemos conceder nem uma parcela da terra e nenhuma pessoa. O Evangelho deve avançar!  Olhando as páginas da história, nós descobrimos uma difícil batalha espiritual, escrita pelo profeta Daniel., um fervoroso homem de oração, foi altamente estimado por Deus e pelo povo de sua geração. Numa ocasião, enquanto esperava em oração na presença de Deus, Daniel jejuou por três semanas. (Dn 10.12) (Dn 10.13).  Essa fascinante passagem bíblica nos leva a entender a realidade da batalha territorial nas regiões celestiais. O anjo que visitou Daniel depois de deixar a mensagem, disse-lhe que deveria voltar para a batalha  com o reinado da Pérsia. Aparentemente essa batalha continua. A antiga  Pérsia é conhecida atualmente como Irã, e continua a ser uma fortaleza  segura por Satanás. O Irã está situado no centro da "JANELA 10/40".   George Otis Jr. concluiu que duas poderosas forças demoníacas, com grande     significado bíblico, aparecem no epicentro do mundo não alcançado: o Príncipe da Pérsia (Irã) e o espírito da Babilônia (Iraque), ambas deverão ser penetradas pelo Evangelho, para que se possa completar a Grande  Comissão. Otis, observa que isso ocorrerá na região do Jardim do Éden, onde o comando de "dominar a terra" veio originalmente. Isso é evidente, as forças de Satanás têm grande poder e irão resistir a todo intento de triunfarmos. Se nós estamos em luta no território de Satanás, nós devemos nos revestir da armadura de Deus e lutar com as armas próprias da batalha espiritual descrita em Efésios 6. Depender de outras  coisas, é total insensatez.  O alvo do Movimento AD2000 é uma Igreja para cada povo e o Evangelho para cada pessoa até o ano 2000. O foco da ação missionária da Igreja Cristã há 200 anos foi concentrado nas regiões costeiras do mundo. Um século depois, os esforços concentraram-se nas regiões interioranas dos continentes. Ao  passar dos anos, o foco foi direcionado aos grupos de pessoas e suas  etnias.   Mais recentemente, as megalópolis têm sido o ponto de concentração da ação    missionária da Igreja. Hoje quando o terceiro Milênio se aproxima, devemos  concentrar nossos esforços na "JANELA 10/40".  É claro que isso nos faz rever prioridades. Devemos encontrar a melhor maneira de inovar os caminhos para alcançar com o amor e a verdade de  Jesus Cristo os bilhões de pessoas que vivem na "JANELA 10/40". Devemos mobilizar um enorme grupo de oração para focalizar a "JANELA 10/40" com  suas súplicas intercessoras.  Contudo, isso deve ser claramente entendido que a concentração na "JANELA  10/40" não deve cessar o trabalho do Senhor ao redor do mundo. 



Os missionários devem esforçar-se na evangelização, treinamento, ajuda e implantação de Igrejas, cruzando culturas, sem nada que os impeça. Se nós estamos crendo nas Escrituras, obedecendo ao mandato de Cristo e não estamos esmorecendo em plantar Igrejas em todo lugar. Que Deus nos encha de intrepidez, sabedoria e energia para assumirmos a nossa parte nesse grande desafio.


Fonte: http://www.uniaonet.com/edemisestudos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.