sábado, 29 de outubro de 2011

Levantai-vos, mulheres que estais em repouso, e ouvi a minha voz


Texto: Is 32.9-13.
Tema: Levantai-vos ó mulheres...
Introdução: O capitulo trinta e dois do livro do profeta Isaías, trata-se de uma maravilhosa promessa de restauração, podemos ver isso estampado logo nos primeiros versículos. Mas, o restante do capitulo também traz uma palavra de advertência. Isaias conclama em forma de apelo as mulheres de Jerusalém a despertarem de sua comodidade e a se colocarem de pé e ouvirem a voz do Senhor e assim pudessem estar preparadas para o que haveria de vir. Nos versículos que se seguem, podemos aprender algumas importantes e fundamentais lições para que a mulher cristã de nossos dias também se coloque de pé e esteja conseqüentemente preparada para uma vida cristã mais profunda com Deus.


I _O texto nos oferece cinco atitudes que deveriam ser tomadas pra que aquelas mulheres pudessem de fato estarem de pé na presença de Deus:


Isaías conclama as mulheres:
1_ A um despertamento da consciência. (v. 9a)
... levantai-vos, mulheres que estais em repouso... 
Na linguagem revista e corrigida diz: ... mulheres que estais despreocupadas...
Isaías denuncia a passividade das mulheres de Jerusalém que, mesmo diante da situação da cidade, continuavam vivendo suas vidas despreocupadamente. A insensibilidade reinava entre e povo de Deus e as mulheres haviam tomado parte neste modo de comportamento leviano e de total indiferença em relação a Deus e a sua própria condição espiritual. 
Da mesma maneira, a mulher cristã de hoje deve estar sempre consciente de suas necessidades espirituais e manter sempre acesa a chama do relacionamento com o Senhor. 


2_ A estarem advertidas quanto ao fato de se prepararem para as aflições que iriam lhes sobrevir. (v.10a e 13a)
Porque daqui a um ano vireis a ser turbadas, ó mulheres que estais tão seguras... Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e sarças, como também sobre todas as casas de alegria na cidade que anda pulando de prazer. 
Isaias conscientiza o povo a respeito das conseqüências decorrentes da sua indiferença para com Deus, em razão disto as mulheres também foram advertidas a estarem preparadas para enfrentarem essas conseqüências. Exatamente como hoje também é requerido da mulher de Deus, a necessidade de estar sempre preparada para enfrentar qualquer aflição que surgir em sua jornada espiritual.


3_ A recobrarem o temor e o tremor. (v. 11a)
Tremei, mulheres que estais em repouso, turbai-vos...
Não há duvidas de que nos tempos do profeta, Jerusalém havia naufragado na ociosidade espiritual, a falta de temor era visível e as mulheres que exerciam um papel fundamental na formação espiritual do lar e dos seus próprios filhos, também viviam dessa maneira. Diante desta situação, a recomendação de Isaías era que elas tremessem novamente diante de Deus.
Isso nos mostra que o temor, o respeito e a honra ao Senhor deve sem dúvida ser uma marca na vida da mulher cristã.


4_ Ao arrependimento. (v. 11b)
...despi-vos, e ponde-vos nuas, e cingi com panos de saco os vossos lombos.
As mulheres precisavam arrepender-se e buscar ao Senhor pra que houvesse perdão e uma conseqüente restauração para o povo. As mulheres de hoje, continuam sem dúvidas exercendo a mesma influencia na promoção de um avivamento, seja na vida de um individuo em especial, de uma igreja e até mesmo de uma nação inteira. Estes versículos nos mostram que o caminho para a restauração espiritual continua sendo o arrependimento sincero e a busca incessante pelo perdão e a presença de Deus.


5_ Isaias conclama as mulheres a, depois de atenderem as suas recomendações, viverem na expectativa de um derramamento do Espírito e a restauração do povo de Deus. (v. 15)
Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil...
Estes cinco passos se forem seguidos conforme as recomendações do profeta, sem dúvida promoverão uma restauração espiritual e um poderoso derramamento do Espírito Santo de Deus na vida de qualquer cristão e, só assim, estaremos de fato em pé na presença do Senhor. 


II_ A mulher cristã de nossos dias prescisa mais do que nunca estar de pé diante do Senhor:
1- Para viver e agradar a Deus;
2-Para ter um bom testemunho (I Pe 3.1; I Tm 2.3);
3-Para auxiliar bem o marido (Pv 12.4; Et 1.20);
* Gn 2.18-20. Eva deveria ser a adjuntora, ajudadora.
4- Para estruturar seu próprio lar (Pv 14.1);
5- Para as boas obras;
* Dorcas era estimada e respeitada pela obras que praticava. At 9.36-39
6- Para vencer as criticas e a oposição;
* A pecadora que ungiu os pés de Jesus venceu os obstáculos e adorou ao Senhor. Mt 26.7-13;
7- Para a obra do ministério;
* Febe foi recomendada por Paulo por ser dedicada e valorosa na obra do ministério. Rm 16.1,2.
8- Para permanecer inabalável e sempre confiante em meio as grandes provações da vida cristã.
* Isabel era avançada em idade e até mesmo estéril, mesmo assim não se deixou ser vencida pelo tempo e nem pelas situações contrarias. Ela permaneceu confiando e assim foi abençoada pelo Senhor. Lc 1.7. 




Conclusão


Diante destas verdades aprendidas através da infalível Palavra de Deus, creio que ainda é válido o apelo do profeta Isaías:
Levantai-vos ó mulheres...




Que Deus nos abençoe!


italo dean b. de sousa é aux. do trabalho, diácono e lider de mocidade no templo central da ass. de Deus em arari-MA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos palavrões ou palavras ofensivas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.